Autor: Ricardo Melani Editora: Flor do Lácio Edição: 2017
Romance que trata da trajetória de quatro irmãos órfãos e dos descendentes de um deles. A narrativa tem início nas primeiras décadas do século XX, no sertão agreste brasileiro, na realidade dura da caatinga e da adversidade da seca, mas ao mesmo tempo das possibilidades pelas quais a vida se afirma com toda sua potência; e termina em um futuro próximo de uma metrópole, no qual inúmeros problemas que decorrem das conquistas do desenvolvimento tecnológico estão a desafiar o destino humano.
Com uma linguagem singular, própria para cada contexto narrativo, o autor, Ricardo Melani, por meio das vivências e da psicologia dos personagens, aborda problemas universais da existência humana como morte e imortalidade, felicidade, liberdade, determinação, livre-arbítrio, contingência, sentido da vida, racionalidade, ética, ciência e tecnologia.
Trata-se de uma obra complexa, que tem muito a dizer. Sua leitura não deixa ninguém indiferente: as reflexões internas dos personagens invadem o leitor, estimulando uma polifonia de sentidos que fazem referência a sua própria existência.
Deixe um comentário